quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VEREADORES MIRINS DEFENDEM INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA



A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul se engajou a mais uma iniciativa cidadã e promoveu, na tarde desta segunda-feira, a primeira sessão mirim do ano de 2011. Os vereadores mirins fazem parte da terceira legislatura, representada pela Escola Anna Töwe Nagel.
Alunos da instituição acompanharam a sessão, transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 27 da Net). A condução dos trabalhos ficou a cargo da presidente mirim, Amanda Rafaela Blesing Naizer. O presidente Jaime Negherbon, fez a abertura. O prefeito e o vice- mirim, Emanuel da Silva e Danilo Rabelo, participaram como convidados.


A sessão teve o rito de uma reunião ordinária, iniciando pela leitura do expediente, ofícios enviados e recebidos, passando pela ordem do dia, com o debate e aprovação das proposições, e encerrando com a palavra livre.


Os estudantes fizeram a defesa de suas solicitações, entre as quais a intensificação do policiamento, implantação de área de lazer, posto de saúde, construção de passarela pela BR-280, a limpeza de ruas, a colocação de rampas para deficientes e a sinalização nas calçadas. “É importante para que tenhamos segurança”, defendeu a proponente Caroline Faust.
Já na palavra livre, Caroline fez o agradecimento em nome dos vereadores mirins à escola, à Secretaria de Educação e à Câmara pela oportunidade. “Consideramos muito importante, e uma demonstração de que nós jovens estamos contribuindo para uma cidade melhor”, declarou.



A diretora da escola, Eliane Maria da Silva, disse que os alunos “fizeram bonito”, e que a meta da escola, de promover o desenvolvimento integral do aluno, foi alcançada. “Que esta sementinha cresça com vontade e se realize”, comentou.


A próxima sessão mirim deve ocorrer no segundo semestre. O projeto Câmara Mirim foi instituído por lei municipal, em 2007. O objetivo é despertar a cidadania nos estudantes que frequentam as turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, bem como motivar e identificar novas lideranças estudantis.
O processo de escolha se dá por meio de eleição, através de inscrições de chapas pelas escolas e período de campanha. Cada escola municipal participante forma suas chapas, compostas por 13 alunos, sendo um prefeito, um vice-prefeito e 11 vereadores.  A coordenação geral do processo de mobilização, acompanhamento da realização e divulgação da eleição nas escolas, bem como a eleição final, fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação e do Gabinete de Comunicação da Prefeitura.



Confira como foi a sessão acessando os links abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=eoLvDRX4cAE
http://www.youtube.com/watch?v=pUziA2bwEFI
http://www.youtube.com/watch?v=7FDq4r_H7r0
http://www.youtube.com/watch?v=b5s_0LObrLk

Nenhum comentário:

Postar um comentário